gov.br

Curso de Zootecnia

X Dia do Produtor Rural

Data de publicação: 28 de maio de 2024. Categoria: Notícias

A décima edição do Dia do Produtor Rural acontecerá no dia 23 de agosto, com a temática “Produção agropecuária frente às mudanças climáticas”. O evento é anualmente organizado pela Empresa Júnior de Assessoria e Consultoria Zootécnica (EMZOOTEC Jr.), em parceria com o Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF), ambos pertencentes à Universidade Federal do Ceará (UFC). O encontro contará com o apoio do Departamento de Solos, Grupos de Estudos em Caprinos e Ovinos (GRECO), Grupo de Pesquisa e Estudos em Bovinocultura e Bubalinocultura (GPEBOV), Setor de Avicultura, Setor de Forragicultura, Setor de Abelhas, Setor de Suinocultura e da Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA).

O evento é destinado aos produtores rurais dos diversos municípios do Ceará e concentra-se no avanço do agronegócio no Estado. Seu propósito principal é estimular a disseminação de tecnologias e a troca de conhecimento entre entidades públicas e privadas ligadas à pecuária local, além dos próprios produtores da área. Com isso, almeja-se fortalecer a atividade pecuária na região Nordeste do País. O encontro receberá apoio de docentes, funcionários administrativos e estudantes, tanto de graduação, quanto de pós-graduação da UFC, juntamente com colaboradores de diversas instituições, públicas e privadas, envolvidas na atividade pecuária. Adicionalmente, terá o respaldo das prefeituras locais e de agentes de mobilização para promover a divulgação e facilitar o transporte dos produtores e demais interessados até o local do evento.

O credenciamento dos participantes ocorrerá juntamente com café da manhã que terá início às 07:00h, estendendo-se até às 08:30h. Em seguida, às 9:00h, haverá a abertura oficial do evento. Após a abertura, acontecerá a apresentação das quatro estações, cada uma com suas respectivas temáticas. A primeira estação será sobre “Recuperação de pastagens degradadas”, apresentada pelos professores Aníbal Coutinho do Rêgo e Magno José Duarte Cândido. A segunda estação irá abordar sobre “Como adequar a ração dos suínos para reduzir o impacto ambiental e manter o desempenho?” conduzida pelo professor Pedro Henrique Watanabe. A terceira estação irá tratar sobre o tema “Uso das abelhas para mitigar os impactos das mudanças climáticas” ministrada pelo professor Breno Magalhães Freitas. E a última estação será sobre “Manejo de solo para redução do aquecimento global” apresentada pela professora Miriam Cristina Gomes Costa. Todos os facilitadores das estações são professores da UFC.

Além das estações temáticas, o evento incluirá áreas destinadas à apresentação de empresas e instituições vinculadas ao ramo agropecuário, proporcionando aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre as mais recentes inovações em produtos, maquinários e serviços ligados à atividade. Como encerramento, está previsto sorteio de brindes às 12:00h, sendo às 12:30h oferecido almoço para os participantes do X Dia do Produtor Rural.

Serão disponibilizadas 120 vagas no total, sendo 100 delas destinadas aos produtores participantes via caravana credenciadas gratuitamente no evento, enquanto as outras 20 vagas serão abertas para participantes individuais (produtores rurais), mediante ao pagamento de uma taxa simbólica de adesão. Para se inscrever no evento e obter maiores informações sobre o cronograma, consulte nosso formulário de inscrição disponível nas nossas redes sociais. As inscrições permanecerão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas.

Fonte: Alonso Severo – Tel.: (88) 98128-6175